Loading...
Talentos 2018-09-02T15:35:12+00:00
O talento da Anabela Caetano
O talento da Anabela CaetanoDeclamação de Poesia
Da casta de 89, com origem no extremo sudoeste da Beira Baixa, na conhecida aldeia do Porto dos Fusos, e encantada pela envolvência Lisboeta, Anabela encontra-se (muitas vezes) na magia da vida e no faz-de-conta através da declamação e do teatro. As palavras são para ela um rio de águas calmas e refrescantes.
O interesse pelo corpo e pelas emoções levou-a até à psicomotricidade. Ao trabalho em clínica acrescenta funções de investigadora na área das ciências socias e humanas.
Nas suas memórias contam-se a experiência em teatro desde os 13 anos e, mais recentemente, a sua participação enquanto protagonista no filme O Primeiro Verão, que lhe valeu o prémio de Melhor Atriz Principal no Festival de Cinema da Figueira da Foz 2014.
O talento da Ana Mouralinho
O talento da Ana MouralinhoIlustração
Natural de Vila Franca de Xira, Licenciada em Desenho pela Faculdade de Belas Artes Universidade de Lisboa.
Estudou na Escola Secundária Artística António Arroio onde tirou a especialização em Design de Comunicação.
Conta com algumas participações em exposições colectivas;
O seu trabalho, ainda jovem, vive essencialmente da experiência e do seu gosto pela natureza, é na ilustração e na gravura que melhor se tem expressado. Parte de referentes como fotografias de família e livros da sua biblioteca pessoal.
O talento do André Alves
O talento do André AlvesEscrita de Poesia
Escreveu o primeiro poema aos sete anos sobre Timor.
Desde essa altura foi crescendo na poesia como leitor e escritor. Nos últimos dois anos foi leitor frequente de poesia em bares e sessões de declamação em Lisboa e por vezes no Porto.
Publicou os seus primeiros poemas em 2015 pela Revista Apócrifa onde voltou a publicar em 2016 . Foi convidado a participar como escritor para a revista do festival Silêncio em 2015, tendo publicado no mesmo ano na última edição da revista Nicotina.
Actualmente reside em Roma. Dividindo o seu tempo entre um emprego sério, a fotografia e a escrita. As vinhas do avô na região do Dão são uma paixão.
É alfacinha mas cresceu no Bronx português, Miratejo. Nasceu um par de anos antes da queda do muro de Berlim.
O talento do Daniel Teixeira
O talento do Daniel TeixeiraPintura
Nasceu em 1995 no Brasil.
Aos 9 anos de idade, emigra com a sua família para Portugal, à procura de melhores condições de vida.
Desde pequeno rabisca e retrata os seus amigos.
Em 2015 entrou em Desenho na FBAUL. Agora licenciado, olha para o Desenho com mais seriedade, mantendo uma prática diária constante.
O talento do Diogo deCalle
O talento do Diogo deCalleIlustração
Diogo deCalle é artista plástico e arte-educador, que vive e
trabalha em Lisboa.
O seu universo plástico passa por expressão em Desenho, Gravura,
Instalação e Ilustração.
Recebeu prémio Jovens criadores 2008 e foi selecionado para
diferentes Festivais de arte, com obras de arte pública.
Presentemente desenvolve projecto de Arte Relacional com o Artista
Plástico Bruno Lavos Marques no qual as suas ilustrações se
transformam em comunicação através da serigrafia.
O talento da Elsa Serra
O talento da Elsa SerraContadora de Histórias
Contadora de Histórias desde 1999.
Em 2015, publica o seu quinto livro “Monstra?”, e inicia o projecto de formação e-learning – Curso online de Contadores de Histórias – Do Longe se Faz Perto. Produz e conta histórias em suporte de vídeo no site de histórias Contalá: http://www.contala.net.
Ganhou o Prémio Especial, Cuento com mención especial del III Concurso Internacional Cuento en Conto: “A História da Velha”.
Trabalhou desde 2001 com o DGLB – no programa de Itinerância de Promoção da Leitura.
E tem percorrido o país, com os seus ateliers, formações de contadores de histórias e sessões de histórias. Foi responsável pela animação cultural da livraria infantil Pequeno Herói, em Lisboa, onde contava histórias com regularidade semanal.
Fez o curso de Expressão Circense/Teatro – Chapitô, entre outros cursos.
Trabalhou como actriz e produtora em vários espectáculos e animações.
Livros Publicados: “Monstra?” – Edição de Autor 2015, “Ungali” – Porto Editora 2012, “Quero ser Escritor – Manual de Escrita Criativa” (com Margarida Fonseca Santos) – Oficina do Livro 2007, “A Lua Ensonada” – Everest Editora 2004 e “O Senhor das Barbas Brancas” – Everest Editora 2003.
Gonçalo Sousa
Gonçalo SousaMúsico
Gonçalo Sousa iniciou os estudos musicais aos 16 anos no Centro Musical de Cascais, aprendendo guitarra clássica e formação musical. Entre 2002-2007 frequentou a Escola de Jazz Luís Villas-Boas (Hot Clube de Portugal) fazendo o curso de jazz (guitarra e piano) e paralelamente frequentou a Escola do Museu do Fado estudando guitarra portuguesa. Desde 2003 que se dedica ao estudo da harmónica cromática. De momento encontra-se a terminar a licenciatura em Música – Variante Jazz na Escola Superior de Música de Lisboa. Actuou em vários festivais de jazz e tem tocado com várias figuras da música portuguesa dos Ala dos Namorados a Marco Rodrigues.
O talento da Joana Limão
O talento da Joana LimãoAlimentação
O facto de gostar e seguir o que é natural, simples e inteiro trouxe-me onde estou hoje. Estudei Design e Culinary Arts, trabalhei em restauração e hotelaria e, mais tarde, escolhi optar por um um estilo de vida mais saudável e consciente. É isso que eu adoro poder partilhar com todos. Tenho colaborado com marcas grandes e pequenas, criativos e espaços de restauração.
O talento da Joaquina Simões
O talento da Joaquina SimõesCrochet & Tricot
Nascida e criada em Évora, vive actualmente em Samora-Correia.
Formou-se em Contabilidade, profissão que exerceu durante muitos anos. Contudo, teve sempre um especial gosto pelo artesanato conciliando-o com a sua ocupação principal.
Com o passar dos anos optou por se dedicar a tempo inteiro à arte do crochet, tricot e bordados, fazendo tudo com muito amor e perfeição. É aí que encontra a sua felicidade.
O talento da Lígia F
O talento da Lígia FIlustração
Nasceu em 1985 em Setúbal. Por ser a “croma” dos números, largou os lápis-de-cor e as tardes a desenhar para estudar economia, somente voltando a pegar-lhes dez anos depois. Foi aí que todo o seu corpo pediu para continuar. Em 2015 ganhou coragem e saiu de Budapeste, onde morava, para estudar desenho na FBAUL. Gosta de desenhar o que vê, porque o que vê é suficiente. Quer saber o nome de quem desenha, as suas histórias, e o desenho passa a servir então para preservar o momento, para salvar do esquecimento. Gosta de ser portuguesa. E está apenas a começar.
O talento do Luís Barata
O talento do Luís BarataFotógrafo
Nasceu em Lisboa em 1969, cidade onde vive e trabalha.
Em 2001 conclui a licenciatura em Urbanismo pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, tendo desenvolvido atividade profissional nessa área até 2013. Em 2010 frequenta uma pós-graduação em Filosofia do Oriente, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Entre 2010 e 2011, frequenta o workshop de fotojornalismo na Lightshot, com tutoria de Luiz Carvalho e entre 2013 e 2014 frequenta a formação nas áreas de Produção e Edição de Vídeo e Multimédia, no Cenjor – Centro Protocolar de Formação para Jornalistas.
Concluí em 2016 o Curso Avançado de Fotografia do Ar.Co, sendo que nesse percurso é lhe atribuída em 2014 a Bolsa Novo Banco e em 2015 a Bolsa Ana Martinho. No mesmo ano foi selecionado para o programa de leitura de portefólios da Carpe Diem, Arte e Pesquisa, Lisboa.
Atualmente é doutorando em Arte Contemporânea na Universidade de Coimbra e desenvolve trabalho autoral e comercial em fotografia e vídeo. Está representado na coleção particular de Manuel Castro Caldas.
O talento da Minela Reis
O talento da Minela ReisPintora
A pintura foi um caminho que me foi acontecendo. Pintar para mim é tempo, um tempo só meu. O que pinto tem de ter sempre o toque humano. Através da pintura respondo à curiosidade que as pessoas me despertam, tentando dizer quem elas são. Gosto de cores fortes. Fazem-me regressar à minha ausência de Angola: são as cores dos mercados, do céu africano, dos tecidos das mulheres.”
Pinto desde que me lembro. Gosto e utilizo todas as técnicas: carvão; grafite; pastel seco: acrílico; óleo e aguarela.
O talento do Pedro Silva
O talento do Pedro SilvaIlustrador de Banda-Desenhada
Entre 1984 e 1997 trabalhou em editoras e agências de publicidade como designer e criativo (Plátano Editora, Cinevoz, Comunicar, BMB&B, Neovox).
A partir de 1998 estabelece-se como freelancer, trabalhando basicamente em ilustração e banda desenhada com trabalhos publicados no Jornal Record, Jornal de Notícias, Semanário Económico, entre outros. Tem vários livros editados como autor (7) e como ilustrador (30).
Desde 1998 tem exercido uma atividade de artista plástico tendo participado em vinte e três exposições individuais e coletivas.
O talento do Ricardo Lopes
O talento do Ricardo LopesCeramista Oleiro
Desenvolve o seu trabalho na área da Cerâmica Contemporânea a partir de técnicas tradicionais, com destaque para a roda de oleiro e a composição de vidrados a partir das matérias primas.
Concluiu o Curso de Cerâmica Criativa no CENCAL em 2004. Realizou estágios na Polónia, França e Cabo Verde. Participou em diversos workshops sobre vidrados de efeitos especiais e técnicas tradicionais. Foi artista residente no Japão, China e mais recentemente, na Índia. Desempenha igualmente funções de professor de Cerâmica em diversos projectos educativos sob a forma de cursos e workshops em museus, escolas, ateliers, centros sociais e outras instituições públicas e privadas.
O talento da Sara Malta
O talento da Sara MaltaCerâmica Ilustrada
Nascida e criada à beira mar (Espinho), veio estudar Design para Lisboa, onde vive e trabalha como freelancer.
Pelo meio descobriu a Ilustração na AR.CO e a vontade de espalhar o seu traço por todo lado.
Do papel passou para as paredes, e na cerâmica encontrou o suporte ideal para
traduzir as histórias que lhe contam por aí.
O talento do Simão Andrade
O talento do Simão AndradeIlustrador
Nasci a 13 de Maio de 1995 em Lisboa. A minha paixão pelo desenho e pelas artes plásticas despertou aos 3/4 anos quando pedi à minha mãe que me fizesse o desenho dum circo, com animais e uma bailarina num trampolim. Gostei tanto do desenho que comecei a querer desenhar como ela. Tive uma fase preguiçosa nos meus tempos de escola, visto que o que me interessava eram as artes e algumas ciências e não outras disciplinas, mas sobrevivi. Chegando à faculdade de Belas Artes de Lisboa, onde atualmente estudo no curso de Desenho. Neste percurso tenciono absorver tudo o que conseguir para poder ser alguém de quem me orgulhe no mundo das artes e poder marcar o mundo artístico que me rodeia. O meu lema é fazer acontecer passo a passo, uma coisa de cada vez.
O talento da Sofia Magalhães
O talento da Sofia MagalhãesAlimentação
Licenciou-se em Comunicação Social mas a paixão pela Culinária fê-la mudar de carreira.
Fez o curso de Culinária Macrobiótica e acredita que uma alimentação natural e consciente é a base de uma vida saudável e equilibrada.
A natureza e as viagens inspiram-na para as cores, sabores e aromas dos seus pratos. Os temperos são a magia que está ao nosso dispor e usa-os sem medos.
Adora cozinhar e ensinar e fá-lo sempre que pode através de showcookings e workshops.
O talento da Sofia Rodrigues
O talento da Sofia RodriguesIntérprete Voz
Sofia Rodrigues nasceu a 4 de julho no verão de 1986 em Lagos.
É uma cantora portuguesa mezzo-soprano de vasta extensão vocal, multi instrumentista.
Sua formação musical inicia-se por volta dos 8 anos na escola de música Joly Braga em Portimão, frequentando aulas de piano e formação musical. Aos 11 anos estuda na academia musical da Ribeira Grande,S.Miguel piano e formação musical e faz parte do coro infantil.
Em 2012 começa a cantar com o músico Gonçalo Filipe de Sousa no duo Chá dançante.
Nesse mesmo ano tem aulas de canto com a professora Isabel Campelo na escola de artes performativas SOU em Lisboa e aulas de voz com a cantora Joana Espadinha no hospital Egas Moniz em Lisboa.
As suas influências musicais vão desde a música clássica ao jazz, da bossa nova ao fado.
O talento do Vítor Moutinho
O talento do Vítor MoutinhoFotojornalista e videojornalista
Nasceu e vive em Lisboa, é fotojornalista e videojornalista freelancer. Já trabalhou em rádio como sonoplasta, dj, locutor, autor de programas e jornalista e em imprensa como fotojornalista, nas revistas FL&F, Sábado e no jornal O Jogo. Fez formação multidisciplinar no Cenjor e continua a fazer actualizações regulares em multimédia, tv, vídeo e documentário.
O talento do Zé Luís C
O talento do Zé Luís CDeclamador de Poesia
Nasceu no Minho e por isso não dispensa a tora no caldo verde. Vive em Lisboa como flâneur da cidade, espirrando poesia, flores e inquietações. Foi autor do projecto Sinal de Alarme e trabalha em Teatro e Comunidade. Pertence ao Colectivo Meia Dúzia de Oito.

Queres fazer parte do Talanti?

Se és artista, tens um talento e queres partilhar o mesmo com o Talanti e os seus clientes, preenche este formulário com a tua informação. Nós entraremos em contacto depois de avaliar o conteúdo. Obrigado!