Loading...
Talentos 2019-09-13T13:48:14+00:00
O talento da Anabela Caetano
O talento da Anabela CaetanoDeclamação de Poesia
Da casta de 89, com origem no extremo sudoeste da Beira Baixa, na conhecida aldeia do Porto dos Fusos, e encantada pela envolvência Lisboeta, Anabela encontra-se (muitas vezes) na magia da vida e no faz-de-conta através da declamação e do teatro. As palavras são para ela um rio de águas calmas e refrescantes.
O interesse pelo corpo e pelas emoções levou-a até à psicomotricidade. Ao trabalho em clínica acrescenta funções de investigadora na área das ciências socias e humanas.
Nas suas memórias contam-se a experiência em teatro desde os 13 anos e, mais recentemente, a sua participação enquanto protagonista no filme O Primeiro Verão, que lhe valeu o prémio de Melhor Atriz Principal no Festival de Cinema da Figueira da Foz 2014.
O talento da Ana M
O talento da Ana MIlustração
Natural de Vila Franca de Xira, Licenciada em Desenho pela Faculdade de Belas Artes Universidade de Lisboa.
Estudou na Escola Secundária Artística António Arroio onde tirou a especialização em Design de Comunicação.
Conta com algumas participações em exposições colectivas;
O seu trabalho, ainda jovem, vive essencialmente da experiência e do seu gosto pela natureza, é na ilustração e na gravura que melhor se tem expressado. Parte de referentes como fotografias de família e livros da sua biblioteca pessoal.
O talento do André Alves
O talento do André AlvesEscrita de Poesia
Escreveu o primeiro poema aos sete anos sobre Timor.
Desde essa altura foi crescendo na poesia como leitor e escritor. Nos últimos dois anos foi leitor frequente de poesia em bares e sessões de declamação em Lisboa e por vezes no Porto.
Publicou os seus primeiros poemas em 2015 pela Revista Apócrifa onde voltou a publicar em 2016 . Foi convidado a participar como escritor para a revista do festival Silêncio em 2015, tendo publicado no mesmo ano na última edição da revista Nicotina.
Actualmente reside em Roma. Dividindo o seu tempo entre um emprego sério, a fotografia e a escrita. As vinhas do avô na região do Dão são uma paixão.
É alfacinha mas cresceu no Bronx português, Miratejo. Nasceu um par de anos antes da queda do muro de Berlim.
O talento da Carla Rodrigues
O talento da Carla RodriguesIlustradora Banda-Desenhada
Nascida no Porto, em 1984, começou a desenhar copiando o que via dos desenhos animados. À medida que foi crescendo, começou a criar pequenas histórias para o seu grupo de amigos. Entre 2009 e 2017, desenhou para várias fanzines e publicações nacionais e internacionais, ao mesmo tempo que desenhava dois webcomics: a Garagem de Kubrick e Portento. Teve alguns trabalhos em exposições coletivas, no AmadoraBD, no Festival de BD de Beja, na Comic Con Portugal (entre outros) e foi convidada do Festival Internacional de Quadrinhos de Belo Horizonte em 2015.
O talento da Andreia Rollot Miguel
O talento da Andreia Rollot MiguelJoalheira
Lisboa, 1975.
Criativa e apaixonada pela expressão plástica, o meu universo cresce em 2008. Aprendo a arte e a técnica da joalharia na Contacto Directo. Hoje, em Lagos, entre a pintura e a joalharia tenho o privilégio de enriquecer almas, corações e espaços.
O talento do Daniel Teixeira
O talento do Daniel TeixeiraPintura
Nasceu em 1995 no Brasil.
Aos 9 anos de idade, emigra com a sua família para Portugal, à procura de melhores condições de vida.
Desde pequeno rabisca e retrata os seus amigos.
Em 2015 entrou em Desenho na FBAUL. Agora licenciado, olha para o Desenho com mais seriedade, mantendo uma prática diária constante.
O talento da Daniela Lobo
O talento da Daniela LoboMacramé
Daniela Lobo é uma artista plástica e arquiteta que trabalha para além das áreas da arquitetura e design. O seu trabalho é centrado na transposição de conceitos abstratos para a sua materialização em objetos, numa exploração de vários materiais e texturas em composições sensoriais. As formas fluídas e orgânicas, padrões da Natureza e sobreposições de texturas são algumas das coisas pelas quais Daniela é inspirada, e fortemente representadas em seu trabalho, seja no domínio da arquitetura, interiores ou artes plásticas.
O objetivo do seu percurso criativo é ajudar a que as pessoas considerem comprar arte, como um investimento de família, importante para a vida e cultura familiar e capaz de ser legado por herança.
O talento do Diogo deCalle
O talento do Diogo deCalleIlustração
Diogo deCalle é artista plástico e arte-educador, que vive e
trabalha em Lisboa.
O seu universo plástico passa por expressão em Desenho, Gravura,
Instalação e Ilustração.
Recebeu prémio Jovens criadores 2008 e foi selecionado para
diferentes Festivais de arte, com obras de arte pública.
Presentemente desenvolve projecto de Arte Relacional com o Artista
Plástico Bruno Lavos Marques no qual as suas ilustrações se
transformam em comunicação através da serigrafia.
O talento da Elsa Serra
O talento da Elsa SerraContadora de Histórias
Contadora de Histórias desde 1999.
Em 2015, publica o seu quinto livro “Monstra?”, e inicia o projecto de formação e-learning – Curso online de Contadores de Histórias – Do Longe se Faz Perto. Produz e conta histórias em suporte de vídeo no site de histórias Contalá: http://www.contala.net.
Ganhou o Prémio Especial, Cuento com mención especial del III Concurso Internacional Cuento en Conto: “A História da Velha”.
Trabalhou desde 2001 com o DGLB – no programa de Itinerância de Promoção da Leitura.
E tem percorrido o país, com os seus ateliers, formações de contadores de histórias e sessões de histórias. Foi responsável pela animação cultural da livraria infantil Pequeno Herói, em Lisboa, onde contava histórias com regularidade semanal.
Fez o curso de Expressão Circense/Teatro – Chapitô, entre outros cursos.
Trabalhou como actriz e produtora em vários espectáculos e animações.
Livros Publicados: “Monstra?” – Edição de Autor 2015, “Ungali” – Porto Editora 2012, “Quero ser Escritor – Manual de Escrita Criativa” (com Margarida Fonseca Santos) – Oficina do Livro 2007, “A Lua Ensonada” – Everest Editora 2004 e “O Senhor das Barbas Brancas” – Everest Editora 2003.
O talento do Gonçalo Sousa
O talento do Gonçalo SousaMúsico
Gonçalo Sousa iniciou os estudos musicais aos 16 anos no Centro Musical de Cascais, aprendendo guitarra clássica e formação musical. Entre 2002-2007 frequentou a Escola de Jazz Luís Villas-Boas (Hot Clube de Portugal) fazendo o curso de jazz (guitarra e piano) e paralelamente frequentou a Escola do Museu do Fado estudando guitarra portuguesa. Desde 2003 que se dedica ao estudo da harmónica cromática. De momento encontra-se a terminar a licenciatura em Música – Variante Jazz na Escola Superior de Música de Lisboa. Actuou em vários festivais de jazz e tem tocado com várias figuras da música portuguesa dos Ala dos Namorados a Marco Rodrigues.
O talento da Helena Loução
O talento da Helena LouçãoIlustradora de Receitas
Os alimentos são para si tanto ingredientes para serem cozinhados como inspiração para ilustrar. As artes e a cozinha são as suas paixões e talentos, que um dia acabaram por se ligar e se apaixonar ao lume. No calor da cozinha encontra um potencial para ligar coisas separadas, sobretudo pessoas.
Cada vez procura viver de forma mais consciente, natural e criativa o que a inspira em tudo o que cria e faz.
O talento da Joana Limão
O talento da Joana LimãoAlimentação - Lisboa e arredores
O facto de gostar e seguir o que é natural, simples e inteiro trouxe-me onde estou hoje. Estudei Design e Culinary Arts, trabalhei em restauração e hotelaria e, mais tarde, escolhi optar por um um estilo de vida mais saudável e consciente. É isso que eu adoro poder partilhar com todos. Tenho colaborado com marcas grandes e pequenas, criativos e espaços de restauração.
O talento da Joaquina Simões
O talento da Joaquina SimõesCrochet & Tricot
Nascida e criada em Évora, vive actualmente em Samora-Correia.
Formou-se em Contabilidade, profissão que exerceu durante muitos anos. Contudo, teve sempre um especial gosto pelo artesanato conciliando-o com a sua ocupação principal.
Com o passar dos anos optou por se dedicar a tempo inteiro à arte do crochet, tricot e bordados, fazendo tudo com muito amor e perfeição. É aí que encontra a sua felicidade.
O talento do Jorge Marques
O talento do Jorge MarquesFotógrafo
Não sei quando comecei a fotografar. Mas lembro-me bem quando descobri a imensidão de histórias que queria e tinha para contar através da fotografia. Nove anos passados, é com entusiasmo que olho para o que já construí, as amizades que criei e os lugares que visitei. Tudou mudou, até a percepção que tinha do mundo. Costumo dizer que cheguei tarde à fotografia, mas que fiz o caminho certo para lá chegar. O meu.
O talento da Lígia F
O talento da Lígia FIlustração
Nasceu em 1985 em Setúbal. Por ser a “croma” dos números, largou os lápis-de-cor e as tardes a desenhar para estudar economia, somente voltando a pegar-lhes dez anos depois. Foi aí que todo o seu corpo pediu para continuar. Em 2015 ganhou coragem e saiu de Budapeste, onde morava, para estudar desenho na FBAUL. Gosta de desenhar o que vê, porque o que vê é suficiente. Quer saber o nome de quem desenha, as suas histórias, e o desenho passa a servir então para preservar o momento, para salvar do esquecimento. Gosta de ser portuguesa. E está apenas a começar.
O talento do Luís Barata
O talento do Luís BarataFotógrafo
Nasceu em Lisboa em 1969, cidade onde vive e trabalha.
Em 2001 conclui a licenciatura em Urbanismo pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, tendo desenvolvido atividade profissional nessa área até 2013. Em 2010 frequenta uma pós-graduação em Filosofia do Oriente, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Entre 2010 e 2011, frequenta o workshop de fotojornalismo na Lightshot, com tutoria de Luiz Carvalho e entre 2013 e 2014 frequenta a formação nas áreas de Produção e Edição de Vídeo e Multimédia, no Cenjor – Centro Protocolar de Formação para Jornalistas.
Concluí em 2016 o Curso Avançado de Fotografia do Ar.Co, sendo que nesse percurso é lhe atribuída em 2014 a Bolsa Novo Banco e em 2015 a Bolsa Ana Martinho. No mesmo ano foi selecionado para o programa de leitura de portefólios da Carpe Diem, Arte e Pesquisa, Lisboa.
Atualmente é doutorando em Arte Contemporânea na Universidade de Coimbra e desenvolve trabalho autoral e comercial em fotografia e vídeo. Está representado na coleção particular de Manuel Castro Caldas.
O talento da Maria Petersen
O talento da Maria PetersenTatuagem Handpoked com cristais
O meu fascínio pelas tatuagens vem de há muito tempo. Fluiu em mim com toda a naturalidade antes ainda da primeira tatuagem que recebi, tinha os meus 15 anos. Depois disso as imagens foram expandindo e o meu conhecimento também.
Um amigo tatuador ensinou-me a tatuar com máquina, tinha apenas 17 anos. No entanto explorei pouco este método e o meu caminho trilhou-se pelas Belas Artes, onde me formei em Pintura. Trabalhei como professora de Desenho e Pintura alguns anos. Viajei. Experimentei criar através de outras expressões como a cerâmica, a agricultura, a culinária, a voz, nas quais encontrei muito de mim.
Em 2018, mergulhei novamente neste maravilhoso mundo da pele-ritual. O contacto com os cristais trouxe a comunhão entre o mundo dos símbolos e a sacralidade destas marcas. Hoje exploro a tatuagem como ritual, feita de forma tradicional, à mão, ponto por ponto.
O talento da Minela Reis
O talento da Minela ReisPintora
A pintura foi um caminho que me foi acontecendo. Pintar para mim é tempo, um tempo só meu. O que pinto tem de ter sempre o toque humano. Através da pintura respondo à curiosidade que as pessoas me despertam, tentando dizer quem elas são. Gosto de cores fortes. Fazem-me regressar à minha ausência de Angola: são as cores dos mercados, do céu africano, dos tecidos das mulheres.”
Pinto desde que me lembro. Gosto e utilizo todas as técnicas: carvão; grafite; pastel seco: acrílico; óleo e aguarela.
O talento do Pedro Carvalho
O talento do Pedro CarvalhoIlustrador de Banda-Desenhada
Nascido em Barcelos em 1978 com paixão pela banda desenhada e ilustração desde tenra idade. Ilustrações publicadas em vários formatos, Jornais, revistas, linhas de vestuário Fanzines e Bandas desenhadas. Por duas ocasiões teve publicações de BD premiadas pelos troféus Central Comics. Varias exposições coletivas em festivais nacionais de Banda Desenhada (Festival de BD de Beja, na Comic Con Portugal (entre outros). A inspiração vem de tudo que me rodeia.
O talento do Pedro Silva
O talento do Pedro SilvaIlustrador de Banda-Desenhada
Entre 1984 e 1997 trabalhou em editoras e agências de publicidade como designer e criativo (Plátano Editora, Cinevoz, Comunicar, BMB&B, Neovox).
A partir de 1998 estabelece-se como freelancer, trabalhando basicamente em ilustração e banda desenhada com trabalhos publicados no Jornal Record, Jornal de Notícias, Semanário Económico, entre outros. Tem vários livros editados como autor (7) e como ilustrador (30).
Desde 1998 tem exercido uma atividade de artista plástico tendo participado em vinte e três exposições individuais e coletivas.
O talento do Raúl Vicente
O talento do Raúl VicenteAnimador 2D
Nasceu canhoto. E os Pais: O teu primeiro desenho foi um berbigão tão giro! Mas olha filho, não vais poder fazer vida dos bonecos. Teimou, e em 1998 tornou-se animador de desenhos animados. Afinal, a trabalhar viu-se que tinha mesmo jeito p’ra coisa!
O talento do Ricardo Lopes
O talento do Ricardo LopesCeramista Oleiro
Desenvolve o seu trabalho na área da Cerâmica Contemporânea a partir de técnicas tradicionais, com destaque para a roda de oleiro e a composição de vidrados a partir das matérias primas.
Concluiu o Curso de Cerâmica Criativa no CENCAL em 2004. Realizou estágios na Polónia, França e Cabo Verde. Participou em diversos workshops sobre vidrados de efeitos especiais e técnicas tradicionais. Foi artista residente no Japão, China e mais recentemente, na Índia. Desempenha igualmente funções de professor de Cerâmica em diversos projectos educativos sob a forma de cursos e workshops em museus, escolas, ateliers, centros sociais e outras instituições públicas e privadas.
O talento do Simão Andrade
O talento do Simão AndradeIlustrador
Nasci a 13 de Maio de 1995 em Lisboa. A minha paixão pelo desenho e pelas artes plásticas despertou aos 3/4 anos quando pedi à minha mãe que me fizesse o desenho dum circo, com animais e uma bailarina num trampolim. Gostei tanto do desenho que comecei a querer desenhar como ela. Tive uma fase preguiçosa nos meus tempos de escola, visto que o que me interessava eram as artes e algumas ciências e não outras disciplinas, mas sobrevivi. Chegando à faculdade de Belas Artes de Lisboa, onde atualmente estudo no curso de Desenho. Neste percurso tenciono absorver tudo o que conseguir para poder ser alguém de quem me orgulhe no mundo das artes e poder marcar o mundo artístico que me rodeia. O meu lema é fazer acontecer passo a passo, uma coisa de cada vez.
O talento da Sofia Magalhães
O talento da Sofia MagalhãesAlimentação - Lisboa e arredores
Licenciou-se em Comunicação Social mas a paixão pela Culinária fê-la mudar de carreira.
Fez o curso de Culinária Macrobiótica e acredita que uma alimentação natural e consciente é a base de uma vida saudável e equilibrada.
A natureza e as viagens inspiram-na para as cores, sabores e aromas dos seus pratos. Os temperos são a magia que está ao nosso dispor e usa-os sem medos.
Adora cozinhar e ensinar e fá-lo sempre que pode através de showcookings e workshops.
O talento da Sofia Rodrigues
O talento da Sofia RodriguesIntérprete Voz
Sofia Rodrigues nasceu a 4 de julho no verão de 1986 em Lagos.
É uma cantora portuguesa mezzo-soprano de vasta extensão vocal, multi instrumentista.
Sua formação musical inicia-se por volta dos 8 anos na escola de música Joly Braga em Portimão, frequentando aulas de piano e formação musical. Aos 11 anos estuda na academia musical da Ribeira Grande,S.Miguel piano e formação musical e faz parte do coro infantil.
Em 2012 começa a cantar com o músico Gonçalo Filipe de Sousa no duo Chá dançante.
Nesse mesmo ano tem aulas de canto com a professora Isabel Campelo na escola de artes performativas SOU em Lisboa e aulas de voz com a cantora Joana Espadinha no hospital Egas Moniz em Lisboa.
As suas influências musicais vão desde a música clássica ao jazz, da bossa nova ao fado.
O talento da Tamara Cavaleiro
O talento da Tamara CavaleiroAlimentação - Braga e arredores
Desde nova apaixonada pela magia da Culinária e pelo efeito dos alimentos na saúde. Formou-se em Ciências Farmacêuticas e, mais tarde, o Curso de Culinária Macrobiótica e de Macrobiótica levou-a a colaborar com diferentes projetos e restaurantes e a facilitar workshops. Em cada prato, procura surpreender com a beleza e sabor natural dos alimentos.
O talento do Vítor Moutinho
O talento do Vítor MoutinhoFotojornalista e videojornalista
Nasceu e vive em Lisboa, é fotojornalista e videojornalista freelancer. Já trabalhou em rádio como sonoplasta, dj, locutor, autor de programas e jornalista e em imprensa como fotojornalista, nas revistas FL&F, Sábado e no jornal O Jogo. Fez formação multidisciplinar no Cenjor e continua a fazer actualizações regulares em multimédia, tv, vídeo e documentário.
O talento do Zé Luís C
O talento do Zé Luís CDeclamador de Poesia
Nasceu no Minho e por isso não dispensa a tora no caldo verde. Vive em Lisboa como flâneur da cidade, espirrando poesia, flores e inquietações. Foi autor do projecto Sinal de Alarme e trabalha em Teatro e Comunidade. Pertence ao Colectivo Meia Dúzia de Oito.

Queres fazer parte do Talanti?

Se és artista, tens um talento e queres partilhar o mesmo com o Talanti e os seus clientes, preenche este formulário com a tua informação. Nós entraremos em contacto depois de avaliar o conteúdo. Obrigado!